Skip to main content

IDBx: Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil

O curso analisa a concepção, seleção, avaliação e implementação de projetos de Parcerias Público-Privadas no Brasil, identificando benefícios e riscos que este tipo de disposição contratual apresenta para a prestação de infraestrutura e serviços públicos no país.

Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento:  Implementando Soluções no Brasil
7 weeks
6–7 hours per week
Self-paced
Progress at your own speed
Free
Optional upgrade available

There is one session available:

20,523 already enrolled! After a course session ends, it will be archivedOpens in a new tab.
Starts Mar 28
Ends Apr 25

About this course

Skip About this course

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) tornaram-se um instrumento essencial para o crescimento produtivo, econômico e social do Brasil. Porém, no desenvolvimento e programação de PPPs, são observadas restrições nas capacidades técnicas dos responsáveis, especialmente no setor público.

Para preencher esta lacuna, o IDBx desenvolveu este curso. Este é o primeiro MOOC disponível em português sobre o tema PPPs, seu planejamento e implementação em projetos de desenvolvimento no Brasil.

Este curso busca compartilhar experiências de instituições internacionais com o objetivo de ajudar a reduzir lacunas de conhecimento no uso eficaz de PPPs, oferecendo ideias, soluções e lições aprendidas para solucionar desafios e fortalecer a capacidade técnica e administrativa do setor público no Brasil.

O conteúdo deste MOOC aplica-se a diversos setores como infraestrutura, saúde, educação, banda larga e setor tributário, entre outros.

Para tanto, o curso disponibiliza aos participantes leituras selecionadas, vídeos, estudos de caso e outros recursos de aprendizagem.

O curso é baseado no conteúdo do Guia de Referência sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) versão 3.0, desenvolvido e publicado em 2020 pelo BID, Banco Mundial (BM) e Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

At a glance

  • Language: Português
  • Video Transcript: Português
  • Associated skills:Planning, Public Service, Operating Systems, Portuguese Language, Broadband, Infrastructure, Light Detection And Ranging (LiDAR), Health Education

What you'll learn

Skip What you'll learn

Os participantes deste curso alcançarão maior domínio de:

  • Os princípios e conceitos de uma PPP, quando e como utilizá-la.
  • As vantagens e riscos que podem envolver a implementação de uma PPP.
  • O contexto e os requisitos necessários para implementar uma PPP.
  • Os atores que devem participar do processo e suas responsabilidades.
  • O ciclo de um projeto de PPP.

Interested in this course for your business or team?

Train your employees in the most in-demand topics, with edX For Business.