Skip to main content

IDBx: Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil

O curso analisa a concepção, seleção, avaliação e implementação de projetos de Parcerias Público-Privadas no Brasil, identificando benefícios e riscos que este tipo de disposição contratual apresenta para a prestação de infraestrutura e serviços públicos no país.

Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento:  Implementando Soluções no Brasil
7 weeks
6–7 hours per week
Self-paced
Progress at your own speed
Free
Optional upgrade available

There is one session available:

20,523 already enrolled! After a course session ends, it will be archivedOpens in a new tab.
Starts Mar 28
Ends Apr 25

About this course

Skip About this course

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) tornaram-se um instrumento essencial para o crescimento produtivo, econômico e social do Brasil. Porém, no desenvolvimento e programação de PPPs, são observadas restrições nas capacidades técnicas dos responsáveis, especialmente no setor público.

Para preencher esta lacuna, o IDBx desenvolveu este curso. Este é o primeiro MOOC disponível em português sobre o tema PPPs, seu planejamento e implementação em projetos de desenvolvimento no Brasil.

Este curso busca compartilhar experiências de instituições internacionais com o objetivo de ajudar a reduzir lacunas de conhecimento no uso eficaz de PPPs, oferecendo ideias, soluções e lições aprendidas para solucionar desafios e fortalecer a capacidade técnica e administrativa do setor público no Brasil.

O conteúdo deste MOOC aplica-se a diversos setores como infraestrutura, saúde, educação, banda larga e setor tributário, entre outros.

Para tanto, o curso disponibiliza aos participantes leituras selecionadas, vídeos, estudos de caso e outros recursos de aprendizagem.

O curso é baseado no conteúdo do Guia de Referência sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) versão 3.0, desenvolvido e publicado em 2020 pelo BID, Banco Mundial (BM) e Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

At a glance

  • Language: Português
  • Video Transcript: Português
  • Associated skills:Light Detection And Ranging (LiDAR), Infrastructure, Health Education, Operating Systems, Portuguese Language, Public Service, Planning, Broadband

What you'll learn

Skip What you'll learn

Os participantes deste curso alcançarão maior domínio de:

  • Os princípios e conceitos de uma PPP, quando e como utilizá-la.
  • As vantagens e riscos que podem envolver a implementação de uma PPP.
  • O contexto e os requisitos necessários para implementar uma PPP.
  • Os atores que devem participar do processo e suas responsabilidades.
  • O ciclo de um projeto de PPP.

Interested in this course for your business or team?

Train your employees in the most in-demand topics, with edX For Business.