Ir al contenido principal

OxfordX: (Portuguese) Normas Internacionais de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas

O Instituto Bonavero de Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) têm o prazer de anunciar o seu segundo Curso Massivo Aberto Online (MOOC) sobre as normas regionais e internacionais relativas à liberdade de expressão, incluindo a liberdade de imprensa, o acesso à informação pública, a segurança dos jornalistas e os desafios criados pelo mundo digital.

(Portuguese) Normas Internacionais de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas
7 semanas
1–3 horas por semana
Al ritmo del instructor
Con un cronograma específico
Este curso está archivado

Sobre este curso

Omitir Sobre este curso

O MOOC ocorrerá entre 29 de Maio e 30 de Junho de 2023 com uma série de 5 módulos semanais online. O MOOC estará disponível em português, inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo, e será livre e aberto para profissionais de todos os sistemas judiciais (por exemplo, de áreas judiciais como ministérios públicos, defensores públicos, tribunais eleitorais, provedores dos direitos humanos e outros funcionários judiciais), bem como para jornalistas, acadêmicos e outros profissionais em todo o mundo. O curso é baseado no Conjunto de Ferramentas da UNESCO para juízes e atores judiciais sobre normas de liberdade de expressão e outros materiais, e tem como base o altamente bem sucedido MOOC global sobre a liberdade de expressão que foi entregue em inglês em 2021 pelo Instituto Bonavero e pela UNESCO, bem como em outros MOOCs anteriormente organizados pela UNESCO centrados na América Latina e África.

Os cinco módulos semanais do MOOC são convocados por académicos e complementados pelos conhecimentos e experiências de palestrantes convidados proeminentes. Cada módulo introduz e discute um tópico pertinente no que respeita à proteção internacional e regional da liberdade de expressão. Cada um apresenta material de apoio acessível, questionários de compreensão, e um fórum para discussão adicional na nossa plataforma EdX - Edge, bem como um webinar pré-gravado.

O curso será lançado dia 29 de Maio de 2023 e será entregue durante um período de cinco semanas até 30 de Junho de 2023. Um módulo semanal será lançado no EdX - Edge a partir de 29 de Maio de 2023, e os participantes terão a flexibilidade de completar o curso em qualquer altura antes de 14 de Julho de 2023. Estimamos o compromisso de tempo para completar o curso em menos de 2 horas por semana, pelo que é adequado para qualquer pessoa com emprego a tempo inteiro.

Os participantes que completarem com sucesso o curso em qualquer um dos sete idiomas receberão um certificado de conclusão.

Curso creado con el apoyo de

Bonavero Institute of Human RightsUNESCO

De un vistazo

  • Institution OxfordX
  • Subject Derecho
  • Level Intermediate
  • Prerequisites
    Ninguno
  • Language Português
  • Video Transcript Português
  • Associated skillsSpanish Language, French Language, Arabic Language, Russian Language, English Language, Portuguese Language, International Standards, Debating

Lo que aprenderás

Omitir Lo que aprenderás

Os cinco módulos incluirão:

Módulo 1: Princípios Gerais e Âmbito da Liberdade de Expressão (Webinar convocado pela Professora Sandra Fredman KC (hon), Faculdade de Direito, Universidade de Oxford)

O módulo 1 estabelece o quadro jurídico internacional subjacente ao direito à liberdade de expressão, sob a convenção do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (ICCPR), e fornece uma visão geral do alcance geral do direito na doutrina dos regimes de proteção regionais importantes.

Módulo 2: Limitações (Webinar convocado pela Professora Nazila Ghanea , Faculdade de Direito, Universidade de Oxford; Relatora Especial da ONU sobre liberdade de religião ou crença)

O módulo 2 explora as restrições legítimas ao direito à liberdade de expressão, tal como previsto nos regimes de proteção internacionais e regionais, bem como a doutrina dos tribunais.

Módulo 3: Acesso à informação (Webinar convocado pela Prof. Liz Fisher , Faculdade de Direito, Universidade de Oxford)

O módulo 3 estabelece os quadros legais relativos ao direito de acesso à informação, com particular ênfase no importante papel que desempenha na garantia de processos políticos democráticos e de desenvolvimento sustentável.

Módulo 4: Segurança dos Jornalistas (Webinar convocado por Meera Selva , Investigadora Associada Sénior do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, Universidade de Oxford)

O Módulo 4 examina a segurança dos jornalistas e a questão da impunidade, destacando os riscos físicos que muitos jornalistas enfrentam, incluindo as ameaças específicas enfrentadas pelas mulheres jornalistas.

r

O Módulo 5 explora os desafios contemporâneos à liberdade de expressão que surgiram particularmente através do exercício do direito online, e como os quadros legais existentes podem ser aplicados online.

Plan de estudios

Omitir Plan de estudios

O MOOC abrangerá:

  1. Os princípios gerais e âmbito da liberdade de expressão.
  2. As limitações do direito.
  3. A proteção jurídica do direito de acesso à informação.
  4. A segurança dos jornalistas e a questão da impunidade.
  5. Os desafios digitais contemporâneos à liberdade de expressão e informação, incluindo os que surgem através da regulamentação estatal e privada online.

Preguntas frecuentes

Omitir Preguntas frecuentes


Perguntas? Se precisar de mais informações sobre o curso, por favor contacte o
Dr. Christos Kypraios(Coordenador de Programa, MOOC Bonavero-UNESCO sobre liberdade de expressão) em christos.kypraios@law.ox.ac.uk

¿Te interesa este curso para tu negocio o equipo?

Capacita a tus empleados en los temas más solicitados con edX para Negocios.